Image
PRECISA DE AJUDA TÉCNICA?

WhatsApp, SMS e Voz:
(+258) 841324677
(+258) 841324672

Email: helpdesk@unirovuma.ac.mz

HORÁRIO DE ATENDIMENTO
Segunda à Sexta das 7:30 à 15:30
 
 
 
 
DIRECÇÃO DE TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A DTIC é uma Unidade Orgânica de apoio técnico que tem por missão assegurar o funcionamento, a gestão e a manutenção dos recursos associados às tecnologias de informação e comunicação da UniRovuma, incluindo informática, comunicações de dados e voz, videoconferência, audiovisuais, videovigilância e outros.
A DTIC desenvolve as suas actividades no domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação, com as seguintes atribuições:
1. São funções da Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação:

a) Elaborar propostas de planos de introdução das novas tecnologias de informação e comunicação na instituição;
b) Propor a definição de padrões de equipamento informático, hardware e software a adquirir para a instituição;
c) Providenciar à Comunidade Académica a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas suas práticas de ensino e aprendizagem, sejam elas centradas nas salas de aula ou em projectos de âmbito mais alargado;
d) Desenvolver e executar aplicações informáticas para o controle, registo e divulgação das actividades académicas, administrativas e de pessoal da Universidade;
e) Disponibilizar serviços informáticos partilhados a todas as pessoas nas diversas unidades universitárias, contribuindo para a produtividade e satisfação dos diversos agentes da UniRovuma nas suas actividades diárias;
f) Promover a utilização eficaz de sistemas de gestão e informação que permitam melhorar a comunicação institucional;
g) Estabelecer redes de comunicação e fomentar o trabalho colaborativo entre os vários actores do sistema educativo;
h) Melhorar a visibilidade do trabalho da Instituição e o seu envolvimento na comunidade onde se integra;
i) Prestar a assistência técnica, no domínio de informática, aos serviços administrativos prestados pela UniRovuma;
j) Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. A Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação é dirigida por um Director dos Serviços Centrais de Instituição de Ensino Superior, nomeado pelo Reitor.


3. A Direcção de Tecnologias de Informação e Comunicação tem a seguinte estrutura:
  a) Departamento de Assistência Técnica e Redes, que integra as seguintes Repartições:
      i. Repartição de Manutenção e Help Desk;
      ii. Repartição de Redes.
  b) Departamento de Desenvolvimento de Aplicações e Projectos.





1. São funções do Departamento de Assistência Técnica e Redes:

  a) Fazer a manutenção de Hardware, software e upgrades;
  b) Definir de padrões de equipamentos de TIC´s para a UniRovuma;
  c) Garantir a segurança dos servidores, Workstations e laboratórios;
  d) Promover o desenvolvimento e manutenção da rede da UniRovuma;
  e) Garantir a autentificação de usuários;
  f) Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção       superior da universidade.

2. O Departamento de Assistência Técnica e Redes é dirigido por um Chefe de Departamento Central nomeado pelo Reitor.


Repartição de Manutenção e Help Desk

1. São funções da Repartição de Manutenção e Help Desk:

a) Realizar a manutenção preventiva e correctiva dos equipamentos informáticos da Instituição;
b) Organizar e controlar a recepção e a entrega dos equipamentos encaminhados pelas unidades para manutenção;
c) Avaliar equipamentos informáticos com a finalidade de distribuição para as diferentes Unidades Orgânicas;
d) Realizar o atendimento aos usuários em relação à instalação, actualização, configuração e utilização de software e hardware;
e) Proceder à avaliação inicial, acompanhar os incidentes e reclamações e monitorá-los;
f) Comunicar mudanças de equipamentos e sistemas informáticos nos diferentes níveis de serviços;
g) Manter os usuários informados sobre os processos das TIC’s;
h) Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. A Repartição de Manutenção e Help Desk é dirigido por um Chefe de Repartição Central nomeado pelo Reitor.


Repartição de Redes

1. São funções da Repartição de Redes:

a) Desenvolver, manter e expandir a rede física e virtual da instituição;
b) Realizar upgrades da rede (LAN, WLAN e MAN);
c) Garantir a segurança da rede, da política e das directrizes do uso da rede;
d) Prover e manter os serviços da rede corporativa da instituição;
e) Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. A Repartição de Repartição de Redes é dirigido por um Chefe de Repartição Central nomeado pelo Reitor.

1. São funções do Departamento de desenvolvimento de Aplicações e projectos:

  a) Desenvolver, adaptar e manter sistemas de informação necessários à instituição;
  b) Fazer análise de sistemas e criar, gerir a base de dados;
  c) Apoiar, actualizar e coordenar a manutenção do Sistema de Informação para gestão;
  d) Desenhar projectos para o desenvolvimento de sistemas de informação da instituição;
  e) Propor e actualizar a política de informática da instituição;
  f) Velar pela formação e capacitação dos funcionários e agentes do estado da instituição em matéria de TIC’s;
  g) Exercer outras actividades que lhe forem conferidas pelos diferentes órgãos de direcção superior da universidade.

2. O Departamento de Desenvolvimento de Aplicações e Projectos é dirigido por um Chefe de Departamento Central nomeado pelo Reitor.
CONSULTORIA INFORMÁTICA

Com as nossas soluções de consultoria informática, poderá focar-se nas necessidades do seu negócio, sem se preocupar com a implementação de sistemas informáticos.
Acompanhamos as mais recentes tendências tecnológicas, tendo as nossas equipas o know how necessário para a implementação e gestão de projectos informáticos com base nos objectivos de negócio do cliente.


Serviços de Consultoria disponíveis:
Desenvolvimento web

Fazemos o design, o desenvolvimento e a integração de soluções, para que a sua empresa tenha alicerces sólidos também no digital, com um website profissional. Interaja com os seus clientes 24h por dia na Internet.

Desenvolvimento de aplicações móveis

Uma aplicação para dispositivos móveis poderá ser a extensão do seu negócio. Construímos aplicações com base nas suas metas corporativas.

Desenvolvimento de software à medida

Cada empresa necessita de tecnologia adaptada à sua realidade, sendo capaz de responder eficazmente às particularidades de cada sector. Desenvolvemos software à medida de acordo com o seu modelo operacional.

Assistência informática a instituições/empresas

Desde a manutenção de equipamentos à instalação de redes, os nossos serviços de assistência informática garantem um suporte permanente na vertente tecnológica.

Outsourcing em Informática
O outsourcing em informática é o serviço que permite a terceirização estratégica do investimento informático da sua empresa. Os nossos serviços de outsourcing em informática permitem a contratação de profissionais experientes para o apoio de decisões tecnológicas.
Seremos o seu departamento de TI, sem que para isso faça alterações na estrutura da sua organização, garantindo a manutenção e resolução de problemas informáticos.

Benefícios do Outsourcing
Redução e controlo de custos

Os nossos serviços de outsourcing em informática permitem a flexibilização dos custos, transformando um custo fixo num investimento variável de acordo com as necessidades.

Projectos tecnológicos no imediato

Com as nossas soluções de outsourcing em Tecnologias de Informação, a sua empresa poderá responder eficazmente a novos projectos, garantindo uma constante actualização do seu software, o que se traduz numa economia de tempo e de recursos.

Foco no negócio Deixe as decisões complexas sobre informática para os nossos consultores especializados e foque-se no seu core business.
Menor risco

No mundo empresarial, todos os investimentos têm riscos inerentes. Contratando as nossas soluções de outsourcing não só minimiza esse risco associado, como também contará com um parceiro de negócio experiente para o apoio nas tomadas de decisão tecnológicas mais importantes.

Assistência Informática a Empresas
A nossa equipa acredita que cada empresa deverá estar focado no seu core business. Da mesma forma, alocar uma equipa interna dedicada às tecnologias de informação poderá representar um custo difícil de absorver com a operação.
É por isso que os nossos serviços de assistência informática poderão apoiar na gestão da área técnica e informática da sua empresa, mantendo uma optimização dos custos, sem que para isso a sua actividade fique condicionada por um simples problema de email, alojamento, servidor ou qualquer outro constrangimento técnico.


Serviços disponíveis
Assistência em tempo integral

A melhor solução para manter a área tecnológica e de infraestruturas em contante sintonia com a actividade da sua empresa. Modalidade de suporte informático baseado num modelo de outsourcing informático. Concebido para empresas que pretendam libertar-se da gestão interna de processos informáticos e todos os custos operacionais intrínsecos, esta é opção que permite à sua empresa ter um departamento informático, sem que tenha de exista qualquer alteração na sua estrutura organizacional.

Suporte esporádico

Ideal se procura a resolução de uma ocorrência ocasional, remotamente ou local. Este serviço inclui qualquer questão técnica, desde a configuração de email a outras questões relacionadas com servidores.