A Universidade Rovuma defende a sua aproximação com as comunidades onde ela está instalada, de modo a cumprir com aquilo que são os seus objectivos preconizados nos seus planos que a elevem a patamares mais elevados.
Este facto foi defendido hoje, na cidade de Nampula, pelo Magnifico reitor desta instituição, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, na cerimónia de tomada de posse de directores, directores adjuntos, administradores de faculdades e chefes de departamentos recentemente nomeados.
Brito dos Santos acrescentou que a expectativa da população é a de reconhecer o papel de intervenção desta instituição de ensino superior a estar cada vez mais próximo das comunidades para juntos encontrarem modalidades de actuação que levem a minimizar os problemas que as afligem.
“Queremos uma Universidade que se assuma mais presente nas comunidades para cimentarmos a nossa verdadeira referência a nível provincial, regional e internacional”, disse Brito dos Santos, pedindo aos empossados para que se engajem com afinco para alcançar os desideratos institucionais.
Para o Prof. Brito dos Santos, a UniRovuma não está alheia aos problemas que apoquentam o país, por isso é parte do grande projecto virado à formação de quadros comprometidos com o desenvolvimento de Moçambique.
Ele apelou, de forma reiterada, que os directores devem cultivar o espírito de camaradagem, privilegiando a comunicação institucional e envolvimento de todos na tomada de decisão em benefício da UniRovuma.
“Peço-vos que tomem decisões na base de consensos e envolvem todos aqueles a quem vocês vão dirigir e não hesitem em aproximar-se à reitoria para se aconselharem e apresentarem sugestões e propostas que beneficiem a nossa instituição”, disse dos Santos.
A Universidade Rovuma é a segunda maior instituição pública de ensino superior em Moçambique depois da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), sendo, por isso, um grande desafio, tomando em consideração a escassez de recursos financeiros para fazer face a despesas para pôr em funcionamento toda a máquina institucional.
É nesse sentido que o Prof. Brito dos Santos exortou para que os docentes desta instituição realizem mais pesquisas financiáveis, tanto dentro do país como fora dele, por forma a encontrar sustentabilidade para prosseguir em frente.
Foram nomeados 15 directores, 13 directores adjuntos, 5 administradores e uma chefe de departamento, todos nomeados ao abrigo do novo organigrama aprovado, recentemente, pelo Conselho de Ministros, o qual, transforma as Extensões de Niassa e Cabo Delgado em Institutos Superiores e cria novas unidades administrativas.
Depois da cerimónia de tomada de posse, realizou-se a sessão ordinária do Conselho de Direcção da Universidade, tendo a Vice-reitora, Profa. Catedrática Sarifa Fagilde apelado para uma melhor observância da legislação e o espírito de trabalho em equipa.