Namaita perspectiva instalar um Centro de Treinamento e Mecanização Agrícola

A Universidade Rovuma (UniRovuma) perspectiva instalar, no seu Campus de Namaita, um Centro de Mecanização Agrícola, o qual vai beneficiar não apenas esta instituição de ensino superior, mas também aos pequenos produtores agrícolas a desenvolverem as suas actividades em redor deste estabelecimento universitário.

O facto foi tornado público, recentemente, num encontro formal entre o Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Doutor Mário Jorge Brito dos Santos, o Eng. António Fagilde, do Consórcio TECAP, e Naresh Chopra, da SONALIKA International, uma empresa indiana fabricante de tractores desta marca.

Esta intenção está plasmada no Memorando de Entendimento (MdE) assinado entre a Faculdade de Ciências Alimentares e Agrárias (FCAA) e a empresa indiana, visando, entre outros aspectos, trazer à Universidade Rovuma essas máquinas para o propósito supramencionado e o apoio aos agricultores locais.

O director da FCAA, Prof. Doutor Pompílio Vintuar, afirmou que o Centro de Treinamento em Mecanização Agrícola vai impulsionar a introdução do curso de Licenciatura em Mecanização Agrícola, o qual constituirá uma mais valia para a operacionalidade multiforme desta unidade académica da UniRovuma.

Queremos alavancar o papel da nossa Universidade no desenvolvimento não apenas de Namaita, onde instalamos o nosso Campus, mas de toda região Norte do país e o centro vai nos ajudar a termos a sustentabilidade das máquinas e outro equipamento, explicou Pompílio Vintuar.

Com a instalação desse centro, segundo o director da FCAA, vai-se garantir a reparação de máquinas agrícolas adstritas à UniRovuma e a outros produtores, pois as alocadas pelo governo muitas delas são obsoletas e não existem locais apropriados para a sua reparação.

Numa primeira fase, a Universidade Rovuma compromete-se a adquirir três máquinas agrícolas completas de marca SONALIKA, isto é, com as respectivas alfaias e outros acessórios. As amostras deste equipamento serão exibidas no dia 5 de setembro, no Posto Administrativo de Namaita, durante o Fórum de Lançamento da Parceria Público-Privada entre a UniRovuma, através da FCAA, e a TECAP e parceiros.

Através dessa parceria abrir-se-á mais espaço para a SONALIKA concretizar a sua intenção de se inserir mais no mercado nacional, especificamente no da região Norte de Moçambique.

O Campus Universitário de Namaita, o qual entrou em funcionamento no primeiro semestre do presente ano, dispõe de 200 hectares de terra e a instituição está empenhada em definir um plano director para o aproveitamento de toda esta extensão.

E uma das formas para capitalizar a sua exploração é desenhando projectos como o citado anteriormente e outros, como os do laboratório incubador de negócios, os quais foram acolhidos favoravelmente pelo Magnífico reitor da UniRovuma, Prof. Brito dos Santos.

A nossa Universidade está aberta para dar passos largos, para se modernizar, para iniciativas encorajadoras e ambiciosas que as levem a atingir os propósitos para os quais vem prosseguindo, acrescentou Brito dos Santos, em resposta à proposta da SONALIKA para uma parceria transparente, abrangente e com ganhos recíprocos.

Em jeito de reforço das suas afirmações, o reitor da UniRovuma sublinhou que vamos nos preparar para isso; temos que aprender como se reparam essas componentes de máquinas e faremos tudo o que for necessário para implementarmos esses projectos, porque temos estudantes prontos para isso.

A SONALIKA International Tractors, Limited, fabricante Indiana de tractores e seus componentes, com sede em Nova Deli, a capital do subcontinente asiático, introduziu a sua marca em Moçambique em 2007, estando a expandir o seu negócio para todo o país.


Imprimir   Email