A Universidade Rovuma e a Fundação João Pinheiro, do Brasil, poderão realizar pesquisas conjuntas em diversas áreas do saber, como forma de consolidar a cooperação técnica bilateral projectada para o quinquênio 2022-2027.
O facto foi dado a conhecer durante a visita que uma delegação da UniRovuma efectuou, recentemente, àquela Fundação, a convite desta, para estreitar a cooperação.
A comitiva era encabeçada pelo Vice-reitor para a área Académica, Ibraimo Mussagy, e faziam parte dela Denisse Omar, Ana Luísa Chiluvane e Eusébio Gwembe, respectivamente directores das Faculdades de Ciências Sociais e Filosofia, Educação e Psicologia, e do Centro de Estudos Linguísticos e Culturais.
Durante a sua permanência no Brasil, o Vice-reitor leccionou uma aula aberta na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o tema A Economia de Moçambique 50 Anos Depois: Transições, Desafios e Perspectivas, e a delegação participou em diversas actividades, proferindo palestras a estudantes de graduação e pós graduação sobre a história, cultura e educação em Moçambique.
Segundo informações a que tivemos acesso, os dirigentes da UniRovuma, que também são docentes, ministraram minicursos sobre a Política da Educação Básica em Moçambique: Organização, Estrutura e Desafios, para além de participarem num workshop sobre a Inclusão e Diversidade na Educação Básica no Brasil.
O encontro com gestores da Escola de Governo Professor Paulo Neves Carvalho é uma das actividades a destacar, tendo em conta o papel desta instituição na promoção da modernização e profissionalização da Administração Pública, formando e aperfeiçoando quadros técnicos, difundindo novas práticas de gestão e desenvolvendo estudos e pesquisas nesta área.
Por outro lado, o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais capacitou os professores moçambicanos em matéria de atracção e captação de recursos financeiros e de investimentos, uma formação orientada por um especialista da Invest Minas, uma empresa brasileira.
A comitiva da UniRovuma esteve, igualmente, na Fundação Instituto de Estudos Económicos, Administrativos e Contábeis de Minas Gerais (IPEAD), a qual presta apoio multiforme à Universidade local.