A Universidade Rovuma acaba de introduzir a programação Python, considerada uma importante ferramenta no contexto actual da Inteligência Artificial (IA).
Segundo o director da Faculdade de Ciências, Luís Maxombe, a ferramenta vem complementar a Matemática tradicional.
A ferramenta Python faz parte de um projecto denominado Matemática Computacional, Matcom, financiado pelo ICEPE (International Center of Insect Phisiology and Ecology, que traduzido para português significa Centro Internacional de Fisiologia e Ecologia de Insectos), uma instituição do Quénia.
No quadro deste projecto, a Faculdade de Ciências recebeu, igualmente, mais de 40 livros de especialização em linguagem Python, a qual está programada para a criação de webs e tratamento de dados matemáticos.
O projecto visa o apetrechamento do laboratório de Matemática e formação de estudantes e professores de STEM da Universidade Rovuma em linguagem Python, considerada a mais acessível.
Por outro lado, no âmbito deste projecto foram formados 350 estudantes de diferentes áreas de conhecimento e 13 docentes, sendo que a meta é de formar 500 indivíduos em linguagem acima referenciada.
O custo global do projecto é de 98 mil dólares norte-americanos, segundo o director Luís Maxombe, e até ao momento foi gasto o equivalente a 370 mil meticais para a aquisição dos livros e este programa.
O outro projecto implementado pela Faculdade de Ciências é o de produção de biogás, suportado pelo mesmo financiador.