Docentes da Faculdade de Engenharia da Universidade Rovuma (UniRovuma) estão, desde Quarta-feira, em capacitação em matéria de iluminação sustentável, no quadro de um projecto financiado pela União Europeia e que visa criar condições para a implementação de energias sustentáveis em Moçambique.
Segundo o director da Faculdade de Engenharia, Guedes Caetano, o projecto é implementado por um consórcio constituído pela UniRovuma, a Aalto University, da Finlândia, a Hellenic Open University, da Grécia, e o Instituto Superior de Songo, na base de um acordo de cooperação assinado por este quarteto de instituições de ensino superior.
A capacitação, que termina hoje e que decorre no Campus Universitário de Napipine, visa melhorar a acessibilidade à área de eficiência energética e do sistema de iluminação sustentável nas universidades moçambicanas, a fim de promover o consumo eficiente e minimizar os impactos ambientais relacionados com o aumento do seu uso.
A formação envolve não apenas docentes da Faculdade de Engenharia, como também funcionários da Electricidade de Moçambique (EDM), do Instituto Industrial e Comercial 3 de Fevereiro, da Academia Militar, de institutos superiores técnicos e estudantes.
Caetano Guedes explicou que o projecto prevê a aquisição de equipamentos de engenharia eléctrica, a transferência de tecnologias contemporâneas ligadas à eficiência energética e a revisão de alguns planos temáticos relativos à engenharia eléctrica. Este projecto absorverá 100 mil euros, de acordo com a fonte.
Os conhecimentos que poderão ser transferidos para as comunidades pelos formandos nao só poderão aplicar-se no local de trabalho, como também irão impulsionar a capacidade de escolha do tipo de candeeiro de iluminação que se pretende usar futuramente e reduzir os custos de aquisição dos meios de iluminação.