Numa cerimónia bastante concorrida, a Faculdade de Ciências da Universidade Rovuma (UniRovuma), assinalou, na última Segunda-feira, o Dia Internacional do Físico, um evento marcado por palestras, comportando diversos temas científicos, e actividades culturais.
Falando na abertura da cerimónia, Gisela Jossamo, chefe do Departamento de Ciências Naturais, explicou aos presentes que o 19 de Maio é consagrado Dia Internacional da Física por conta das inovações que o cientista físico-matemático Albert Einstein introduziu nesta área de conhecimento.
Para Gisela Jossamo, é imperioso que os estudantes sigam o legado de Einstein por forma a contribuírem, da melhor forma, nas inovações por si iniciadas, tendo como foco o desenvolvimento da ciência e do seu próprio crescimento intelectual.
O Dia Internacional do Físico decorreu sob o lema Física Moderna e Avanços da Ciência no Século XXI e na cerimónia realizada na UniRovuma foram apresentados seis temas abordando diferentes aspectos desta área de conhecimento, destacando-se Os Desafios da Mulher na Física e Imperativos da Inteligência Artificial para a Evolução das Pesquisas em Física Aplicada.
Os palestrantes vincaram a necessidade de os estudantes aplicarem-se mais na pesquisa científica, pois os actuais momentos são desafiantes, principalmente porque a Inteligência Artificial está, cada vez mais, a ganhar espaço, ameaçando a própria existência humana.